A Avast descobriu e denunciou 47 aplicativos disfarçados de jogos que estavam infectados por adwares HiddenAds presentes na loja de aplicativos do Google.
Esses adwares são responsáveis por exibir anúncios nas telas dos dispositivos móveis, mesmo após fechar o aplicativo em questão.
Os pesquisadores da Avast conseguiram fazer essa descoberta inicial usando o software de detecção automática
apklab.io, baseando-se em uma campanha anterior de
HiddenAds e encontrada recentemente na Google Play Store. Por meio dessa análise, a Avast conseguiu encontrar a campanha comparando atividades, recursos e tráfego de rede semelhantes.
Para disfarçar os conteúdos maliciosos, esses apps podem ocultar seus ícones na lista de aplicativos do dispositivo infectado e podem exibir anúncios intrusivos em todo o aparelho. Além disso, alguns desses aplicativos podem, ainda, abrir o navegador automaticamente para direcionar o usuário para uma página com propagandas adicionais.
O problema continua acontecendo no aparelho contaminado mesmo após a desinstalação do aplicativo em questão.
“Campanhas como de HiddenAds podem ser inseridas na Play Store ofuscando seu verdadeiro objetivo ou introduzindo lentamente recursos maliciosos, uma vez baixados pelos usuários. É difícil impedir campanhas de adware, pois seus criadores usam contas únicas de desenvolvedor para cada aplicativo. Enquanto o Google tem sido um ótimo parceiro para remover aplicativos mal-intencionados, os usuários precisam permanecer vigilantes ao baixar novos apps em seus dispositivos e verificar sinais que possam relevar se o aplicativo é ruim, como críticas negativas, solicitações extensivas de permissão de dispositivos e desenvolvedores desconhecidos”, diz Jakub Vávra, analista de ameaças da Avast.
Como identificar aplicativos nocivos
Algumas vezes só é possível constatar que um aplicativo presente na loja de apps do Google esconde adwares ou malwares após ter, de fato, instalado ele no dispositivo. No entanto, seguido algumas dicas, o usuário pode ver sinais de que alguma aplicação pode conter esses adwares.
Uma delas é ver as avaliações feitas por outros usuários na página do aplicativo. Pessoas que já tenham passado por essas situações após instalar o aplicativo poderão ter deixado comentários falando sobre sua experiência, afim de alertar os demais. Outro ponto importante a ser notado é o número de “estrelas” recebidos pelo app.
Geralmente os desenvolvedores desses apps também só possuem um software em sua página, que é aquele que esconde o adware. Esse é outro ponto importante de se ficar de olho.
Lista de aplicativos reportados pelo Avast
Da lista de apps que foram reportados pela empresa, a Google já removeu alguns da Play Store. De qualquer forma, ainda é importante ficar alerta a esses nomes, para evitá-los caso encontre-os em outra fonte. Os apps que ainda não foram removidos permanecem em análise pela gigante das buscas, para verificar se serão ou não removidos da plataforma.
Confira na lista abaixo quais apps foram denunciados pela Avast e o número de download aproximado de cada um:
Draw Color by Number - 1,000,000
Skate Board – New - 1,000,000
Find Hidden Differences - 1,000,000
Shoot Master - 1,000,000
Stacking Guys - 1,000,000
Disc Go! - 1,000,000
Spot Hidden Differences - 500,000
Dancing Run - Color Ball Run - 500,000
Find 5 Differences - 500,000
Joy Woodworker - 500,000
Throw Master - 500,000
Throw into Space - 500,000
Divide it - Cut & Slice Game - 500,000
Tony Shoot - NEW - 500,000
Assassin Legend - 500,000
Flip King - 500,000
Save Your Boy - 500,000
Assassin Hunter 2020 - 500,000
Stealing Run - 500,000
Fly Skater 2020 - 500,000
É importante relatar também que esse tipo de ameaças não está restrito ao Android. Recentemente a Avast divulgou também uma lista de aplicativos de VPN que estão disponíveis para iOS e podem ser nocivos aos usuários.