novembro 28, 2020


Há dinheiro quem não quer um punhado de notas sobrando no bolso? Para uns o benefício e a chance de uma vida melhor; já pra outros os malefícios da vida desregrada. Não importa o quanto de dinheiro a em sua conta bancaria o que importa realmente e o uso que fará em sua vida. Corremos contra o tempo isso é fato
 

Você precisa de dinheiro! Isso não é novidade pra ninguém, todos nós em algum momento precisamos de capital. Então, por mais que tente manter uma via modesta e com poucos recursos você irá precisar de dinheiro pra algum momento da vida; seja trabalhando numa empresa como CLT ou como autônomo gerindo seus próprios recursos, você precisa de dinheiro. Ter dinheiro o possibilita dar um passo a mais o leva a responsabilidades e a construir projetos. Ter dinheiro o capacita proteger melhor sua família trazendo bem estar e segurança. Por isso a maioria opta por ter e manter um emprego o mesmo ocorre em ser autônomo 

Manter a estabilidade financeira é necessária, mas não pense que o objetivo e somente ter dinheiro, ter dinheiro e apenas o resultado de seus esforços, sendo assim ter dinheiro é uma das causas que favorece seu tempo. Pensando assim o que faz para remunerar seu tempo? em contra ponto; por quanto tempo conseguirá manter o ritmo de renda fluida em seu orçamento? E se um dia essa fonte de renda terminar, o que irá fazer?

Estamos num dilema, existem dois pontos que destaco sendo esses os principais caminhos ligados ao dinheiro neles o resultado são ganhar tempo ou perdê-lo, praticamente tudo que envolve sua vida economia depende sim do dinheiro, pois esse irá lhe dar melhores condições, projeções e segurança. O trabalho bruto você já exerce seja empregado ou sendo autônomo.

Mesmo que decida manter uma vida simples e com poucos gastos sem investir em nada somente poupando e gastando no que é necessário num dia desses será traído por falta de objetivos, e mesmo que tenha alguma reserva sem propósito está poupando somente por poupar está se autossabotando. O tempo é cruel, pois pra que projetos dê certo e necessário tempo para desenvolve-lo deve haver o equilíbrio entre os dois, se tem dinheiro poupa-se tempo se tem tempo invista dinheiro pois seu tempo de vida não há preço, é nenhum dinheiro do mundo pode pagar pelo seu tempo.

Se está empregado e deseja construir carreira na empresa veja-se como dono da empresa, se você é o dono dessa empresa você cuida é responsável....

Temos uma cultura um tanto estranha de influência sou trabalhador e preciso de emprego sigo a cartilha; distribuo curriculum por todos os cantos, disputo a vaga de emprego com outros profissionais bem mais qualificados, sou chamado para entrevista e dou meu melhor, mas não sou chamado, tento outra entrevista e o mesmo acontece dou meu melhor é nada acontece, por sorte ou destino me enquadro em uma empresa que me deu a oportunidade de fazer parte do quadro de funcionários, me sinto aliviado. Começo no dia seguinte trabalho com toda destreza de minha experiência me concede. Sou bom nisso e sei o que faço, sigo minha rotina pelo tempo de experiê


ncia, passado os 45 dias, mais os 45 dias prolongados pelo tempo exigido da empresa, sou aprovado a gora faço parte. A sensação de segurança na superação de obstáculo foi atingida.  

 lá estará a falta de dinheiro, e de vez em quando tendo falta ira perturba-lo pois infelizmente só focou em uma única fonte de renda, o que mais tarde irá deixa-lo.

Se em seus rendimentos atuais não houver reservas ou outras fontes de sustentação, que mantenha seu orçamento terá uma vida com dificuldades. Pois lutamos contra o tempo e a única certeza de futuro que temos e que iremos envelhecer

Outros por sua vez o ignoram completamente a busca de proposito vivem um dia após outro trabalham pagam suas contas endividam-se pagam suas contas e pronto, não há nada mais a buscar conformam-se com que foi lhe dado um emprego com carteira assinada e um salário no fim do mês. Sendo essa a receita do ciclo vicioso, trabalhar e pagar contas, esses que optam por essa vida terão sérios problemas no futuro passaram por dificuldades e privações. O problema de quem age dessa forma acaba prejudicando os que estão ao seu redor sua família.

 Há outras pessoas que o valorizam a tal ponto o ganhar dinheiro; que o dinheiro acaba criando personalidade própria comandando os passos e até a própria vida de quem deveria possuir o dinheiro, nesse ponto os papeis são inversos a “entidade dinheiro” o controla, esses não medem esforços em ganha-lo passando por cima de outros e se aproveitando das condições dos menos favorecidas.

É assustador o resultado uma pesquisa recente, feita pelo Instituto de pesquisa Capgemini e divulgada pelo World Wealth Report de 2020 onde o número de milionários no Brasil vem crescendo e no ano de 2019 atingindo 7% conquistando a posição de 18 lugar no mundo. Para a maioria dos brasileiros essa notícia não causa tanto impacto como deveria, afinal temos problemas demais pra resolver. Por outro lado, aos que interessam essa boa noticia desperta a motivação necessária de que sim, é possível atingir o status da riqueza. Mesmo que a maioria não consiga enxergar a possibilidade as oportunidades estão aí e só pegar.

Como havia dito nem todos se interessam pela busca da riqueza, pois estão preocupados demais em resolver problemas atraindo mais problemas. Buscar ter uma melhoria de vida sustentável não passa por sua mente; e por qual motivo? O motivo é simples as razões, no entanto não. O medo, a superstição a falta de oportunidade são pré-requisitos de dificuldades. Todos esses ingredientes juntos culminam na receita do fracasso, da ilusão, da frustração dos sonhos enterrados. Alguns não entende o porquê pensam assim ou de estarem nessa posição se autossabotando; afinal somos trabalhadores responsáveis, dedicamos anos as suas famílias, aos nossos empregos, pagamos nossas contas, e por fim lutam constante em manter um bom crediário na praça. E mesmo assim, passamos por dificuldades.

O problema não está em nossos esforços, o real problema está em onde depositamos nossos esforços e pra onde os esforços irão nós levar.  Seguindo a cartilha ensinada pelo modelo ideal, temos como: estude muito... tenha um emprego seguro... construa família... poupe dinheiro... compre uma casa... viva feliz. Isso nos faz acumular responsabilidades na qual não estamos preparados para enfrentar, as adversidades virão é verdade, sim elas irão surgir em momentos inesperados, momentos que fugiram de nosso controle. O levando as duas escolhas iniciais, conformar-se com a situação (pois não tem jeito mesmo) ou lutar contra todas as possibilidades de fracasso.

Caso escolha a primeira opção, não se preocupe esse caminho o levará ao ponto de sua vida com o final já escrito por você no passado. Após anos de responsabilidades e trabalho duro como empregado chegara enfim à aposentadoria, o que não é tão ruim como se imagina. Quando esse dia chegar (e vai chegar) seus olhos se abriram e verá que tudo o que imaginou ser possível sendo aposentado onde construiu durante toda vida de trabalho, dedicação e compromissos o levou a uma vida de dificuldades e conformismo pois seu salário que antes achava que o sustentava hoje mal consegue sobreviver.  Porque se antes o baixo salário que recebia o mantinha com dificuldades imaginem receber o mesmo salário com idade avançada?

Pode ser que não concorde com nenhuma palavra dita aqui, não há problema algum em sua posição mesmo achando que seu salário é o suficiente em sustenta-lo não mudará o quadro pois seu salário por maior que seja é menor do que realmente merece.

Temos uma ilusão distorcida dos fatos; o problema não é o “Dinheiro”, lembre-se: Ter dinheiro é apenas o resultado de sua dedicação de tempo, o rendimento mensal é sua recompensa; quanto mais tempo dedico trabalhando mais dinheiro posso ganhar.

Com isso em mente faça um pequeno teste veja o estado de sua conta bancária se for possível veja agora. Quantos dígitos há em sua conta? Esse será nosso ponto de partida

Digamos que decida parar de trabalhar agora ou tenha sido dispensado do emprego e que logo recebera seus “benefícios” por tempo de trabalho A quantidade sereia referente a seu salário, digamos que tenha 1, 2, 3...10... do total de salários. Isso significam que a partir de agora poderá se sustentar durante o período referente sem estar empregado. Existem vantagens e desvantagens nessa economia, a vantagem é que por um período de tempo referente a quantia acumulada o permitirá   ter tempo de se organizar podendo criar novos projetos ou tempo em buscar um novo emprego. A desvantagem implica que essa economia

agora sem estar empregado pelo período correspondente de meses salariais sendo nos mesmos padrões que vive hoje durante o período como empregado, o saldo de seus resultados o permitirá ter aquele valor e mantê-lo por mais tempo nas despesas alimentação, contas pagas e somente isso. Agora se não houver nada em sua conta como sobreviverá?

O interessante dessa pesquisa mostrada acima não se reflete diretamente a grande massa, sendo apenas uma parte de um universo de 211 milhões de habitantes (fonte IBEGE senso 2020).

A disparidade em questão deste universo brasileiro e de aproximadamente 259 mil são milionários, sendo um pouco mais de 1%, em contra partida aos números totais da população brasileira. Os números deixam claro que algo está errado e precisamos resolver o problema. E pra isso precisamos saber qual é o problema na raiz que impede o crescimento financeiro da população.

Alguns poderiam disser: É simples basta pegar toda a fortuna dos mais ricos e dividi-la em partes iguais a toda população. Distribuindo assim a cada necessitado equilibrando a balança da desigualdade

Se essa fosse a solução mais viável no momento poderia resolver por um instante pois sinto em dizer, mas em pouco tempo todas as fortunas distribuídas dessa forma retornariam para as mãos de onde foi tirada e porque isso acontece?  A questão não é a quantidade de dinheiro distribuído, e sim como o dinheiro é conquistado. Pois os ricos sabem como ganha-la novamente. Outro ponto em questão e culpar situações de estado, dizer que sou pobre por causa dos ricos e que a riqueza e a raiz de todo mal. Se eu, você ou qualquer outra pessoa afirmar isso é limitar a capacidade criativa que temos de obter a riqueza.

Em questões financeiras existem três pensamentos sobre a riqueza a mentalidade rica, a mentalidade classe média e mentalidade pobre. Cada uma das classes sociais tem seu jeito particular de enxergar sua posição. Cerca 80% das pessoas que ganham repentinamente uma grande quantia em dinheiro como ser premiado na loteria perde tudo em até 5 anos. O Curioso é que por outro lado, estudos demostram que o inverso das situações como essa, falando de grandes quantias em dinheiro; pessoas milionárias quando quebram ou vão à falência recuperam todo o seu patrimônio no mesmo prazo de tempo. E por que?

Isso leva a suspeita que há um padrão em relação à área financeira ponto em comum entre os dois casos. A mentalidade entre esses dois pontos em questão ser rico ou ser pobre leva o resultado crucial de sua mentalidade. Isso não infere na quantia de dígitos na conta bancaria e sim na forma como a mentalidade de ambos reagem a situações adversas.