Ciclone em Santa Catarina
Vários municípios gaúchos registraram estragos por conta da forte chuva e do ciclone-bomba que ocorreu nas últimas 24 horas. Em Nova Prata, um homem de 53 anos morreu soterrado por um deslizamento de terra. Segundo a Defesa Civil Estadual, não há registro de desabrigados ou desalojados. As cidades que tiveram mais danos na área urbana são Barracão, Cacique Doble, Carlos Gomes, Itatiba do Sul, Iraí e Tapejara, todas no Norte. Às 23h50, a CEEE informou que 60 mil clientes estão sem luz — somados aos 140 mil da RGE, são 200 mil clientes sem energia elétrica em todo o Estado.
Estragos no Norte
Em Barracão, quase na divisa com Santa Catarina, o Hospital São Valentim foi destelhado pelo vento forte. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, mais da metade da cobertura da instituição foi arrancada. Os pacientes foram realocados. Além disso, cem casas tiveram destelhamento parcial. Ainda na região, os municípios de Carlos Gomes e Cacique Doble registraram destelhamento de residências. Santa Catarina registrou danos severos (veja ao final do texto).
Em Iraí, a Defesa Civil contabilizou 300 residências com destelhamento de casas pelo vendaval. Já as fortes chuvas, resultaram em alagamentos em pontos das cidades de Tapejara e Itatiba do Sul, que também teve registro de casas destelhadas.
Em Erechim, a estação automática do Inmet marcou vento de 100 km/h por volta das 13h. Os efeitos foram vistos na RS-135, que liga o município a Getúlio Vargas. Árvores e troncos foram dilacerados e interromperam a pista, deixando um trecho da rodovia quase irreconhecível. Mais ao Leste, em Lagoa Vermelha, outra estação do Inmet marcou 101 km/h às 14h.
Granizo
Mais cedo, conforme levantamento de GaúchaZH, houve granizo em Santa Rosa, Ijuí, Cruz Alta, Roque Gonzales, Augusto Pestana e Porto Lucena, no Noroeste; São Luiz Gonzaga e Santo Cristo, nas Missões; Passo Fundo, no Norte; e Flores da Cunha, na Serra.
Falta de luz
De acordo com o último levantamento das companhias de energia elétrica do Estado, feito na manhã desta quarta-feira (1°), ao menos 835 mil clientes ficaram sem luz. Só na área da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), são quase 740 mil clientes sem energia. Na noite de terça-feira (30), eram 155 mil clientes afetados em todo o Estado.
Assista
Postar um comentário
Comentários e Sugestões sempre serão bem-vindos. Desde que não ofenda a opinião dos aqui comentam. Sua opinião e muito importante para o crescimento de todos